Seja bem vindo!!

Amigo, o CLAN [COBRA] Quer saber quem é você, cadastrar-se ou faça seu logn
Top dos mais postadores
COBRA KABANNA (1004)
 
COBRA PORCO ARANHA (383)
 
COBRA KAMPAS (380)
 
COBRA REVOLTED (334)
 
COBRA JAMAIKO (265)
 
COBRA LAMPIAO (159)
 
COBRA LOST (140)
 
COBRA FIDKID (104)
 
KMILO (104)
 
Admin (88)
 

Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 33 em Qui 25 Ago - 15:54

Programas para fazer animações Stop Motion no Mac OS X, Windows e Linux

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

20112010

Mensagem 

Programas para fazer animações Stop Motion no Mac OS X, Windows e Linux




Stop Motion. O apelo ideal para quem adora animação, tem talento para encarar todo o processo e criatividade para surpreender.

Existem algumas excelentes opções para se desenvolver filmes em stopmotion, tanto para OS X, Windows e Linux.

Se você acha que consegue fazer algo tão bacana quanto os argentinos dooka-criativos do BluBlu (topo, uma viagem!) ou a rapaziada sensacional do Broken Fingaz (rodapé, que não deixa barato), a gente indica algumas das opções mais populares para apoiar sua criação:

iStopMotion (Mac OS X)

Da Boinx Software, a solução popular para OS X mais utilizada por aí. Com versões que vão de Home a Pro e um kit interno para a impressão de flipbooks de animação, o iStopMotion é um software pleno de recursos para o animador de primeira viagem e não deixa a desejar às melhores opções mais profissionais.

Com uma experiência bastante familiar para Mac users, o programa é totalmente integrado ao sistema operacional e tem uma timeline nítida e ágil, bastate funcional. A sincronia de som e frames é provavelmente a menos trabalhosa de todas as alternativas mais populares. Outro ponto a favor é a alta compatibilidade com um grande número de câmeras do mercado.


Dragon StopMotion (Mac OS X e Windows)

Uma opção já mais rebuscada e completa para uso mais profissional. É a mais compatível no mercado, é multilingue, dá suporte a RAW/TIFF e a câmeras DSLR como as Canon e Nikon. Muito mais configurável que o iStopMotion, é possível caracterizar praticamente todo o programa para atender as suas preferências de atalhos.

Isso é algo que não é levado muito a sério, até você começar a fazer animações e filmes de Stop Motion… A agilidade e simplicidade na edição passa a ser um ponto crucial, tirando o tempo que você gasta com um workflow mais lento e concentrando todo o trabalho no que mais importa: na arte.

O Dragon StopMotion tem funções mais profissionais de gestão de projeto para a animação e para o controle de múltiplos takes para uma cena e também conta com funções de captura, composição e cinematografia bem mais detalhadas, como máscaras, controle de ISO, camadas, múltiplas exposições, etc.

O sistema de edição de som e pré-visualização também é bastante completo, com sincronia precisa de som/frames e também um motor interno para o preview em 3D estereoscópico dos módulos de animação produzidos.



Frame by Frame (OS X, freeware)

Uma versão simples e crua dos anteriores. Contém apenas o básico de animação Stop Motion. O site sugere o download de algumas ferramentas de apoio para exportar e controlar os frames (todas gratuitas, bem a calhar) e é mais voltado para quem quer algo simples e gratuito.



AnimatorHD (Windows)

Para WinOS, a solução mais profissional depois do Dragon StopMotion. Comporta até oito canais e tem todas as funções mais avançadas de um bom software de stop motion. Ainda inferior ao Dragon em uma série de detalhes (especialmente a UI e a velocidade de processamento em todo o workflow), o AnimatorHD pode agradar a quem não abre mão de uma experiência Windows-like mesmo.

Pelos rápidos testes que fiz, destaco a função de zoom durante o workflow, que é bem bacana e permite corrigir pequenos escorregões na movimentação dos objetos. Tem funções de ChromaKey, estereoscópio para visualização 3D no preview, bom suporte a câmeras, ótima documentação do fabricante, entre outros detalhes no padrão que nem precisam ser mencionados.

Queimando a imparcialidade, eu pessoalmente prefiriria o Dragon se usasse Windows, mas isso é totalmente ignorável em virtude de ser de fato um bom software, uma boa escolha para Windowers.


StopMotion Station (Windows, free-shareware)

Serve tanto para 2D como 3D e apesar de ser um programa simples, dá conta do recado para quem não trabalha com Mac. Com opções satifsfatórias de formatos de vídeo, export e renderização, é possível verificar a evolução do filme durante a produção, sem a necessidade de renderizar todo o trabalho para avaliar como você está se saindo na composição.

Pode ser usado sem limitações, gratuitamente, até um total de 5 horas de animação.

ZU3D (Windows)

Funciona com câmeras DV e também com a webcam. Um software para uso recreativo e sem muita complexidade. Também conta com todas as funções básicas, boa configuração, camadas, etc. O que achei diferente neste software é a capacidade de operar dentro da sua rede Windows, tornando possível realizar um trabalho em diferentes máquinas conectadas entre si. Isso pode ser um bocado bacana…

Manter seu workflow fluído em duas ou mais máquinas, utilizando os recursos de uma, a mobilidade de outra. Para um trabalho que precisa sair rápido e que envolve uma equipe de pessoas trabalhando junto, pode funcionar. Não vi isso em outros programas. É uma aplicação modesta, padrão, mas o lance de trabalhar em rede pode ser interessante (apesar da interface ser extremamente infantil e parecer um software que vem no doce de abóbora).



Stop MotionMaker HDMI (Windows, trial)

Padrão, com algumas coisas interessantes. Funciona também com webcams USB e dá um suporte honesto a vídeos em alta definição (HD). Tratamento e workflow por camadas, preview sem a necessidade de renderização e um ótimo panorama de configurações e customização de atalhos de teclado.

Como menciono em outros softwares da lista, o Stop MotionMaker também tem uma UI com cara de oldschool. Mas o software funciona muito bem e exporta a produção bastante de acordo.



Clay Animator (Windows, Freeware)

Básico, básico e básico. Funciona até com Windows 95 e é pele e osso. Mas funciona.

Se você pegar o jeito rapidamente de movimentar o objeto e acionar uma tecla, pode entregar uma animação antes de todo mundo. Os pontos negativos estariam associados à idade avançada do software, o que lhe causa alguns problemas de compatibilidade com os formatos mais modernos.

No geral, funfa bem para um vovozinho que não cobra para trabalhar.



Take5 (Windows, shareware)

Iguais aos mais padronizados, porém pode ser utilizado também para animações de texto/desenho. Interface simples e workflow direto. A UI não é das mais polidas e ele tem um visual de programas do anos 80 para Windows, mas funciona bem também.

Como trabalho com OS X, abstraí totalmente a parte visual do programa e concentrei-me apenas na sua funcionalidade.

Mais um que é bem básico, sim senhor.



StopMotion (Linux, Freeware)

Interface simples, funcionalidades padrão. O diferencial é o fato de ser gratuito e bastante atualizado. Tem até um SVN disponível para acesso ao código e diversas versões e em diferentes formatos para download – deb.(i386) e tarballs.

Vai rodar tranquilamente em Debian, Ubuntu, Mandriva e outas distros baseadas em RPM.

A documentação é louvavelmente robusta para um aplicativo tão simples e free.

Novamente, é bem básico, mas se você roda Linux não precisa ficar sem descer para o playground com o resto da molecada.




COBRA REVOLTED
Prestige-8
Prestige-8

Mensagens : 334
Pontuação Pontuação : 4388
Prestígio Prestígio : 71
Nascimento : 08/07/1987
Inscrição : 16/03/2010
Cidade Cidade : São Paulo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: BookmarksDiggRedditDel.icio.usGoogleLiveSlashdotNetscapeTechnoratiStumbleUponNewsvineFurlYahoo!Smarking

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum